Hábito de limpar o nariz diariamente previne gripes e resfriados

Salsep

Com a proximidade do inverno, é importante reforçar os cuidados com a saúde nasal e respiratória

A entrada do inverno é o momento de reforçar os cuidados com a saúde respiratória. Afinal, é nessa época que se tornam mais comuns as aglomerações de pessoas em espaços fechados, aumentando a circulação de vírus e bactérias que podem causar infecções como gripes, resfriados e sinusites – sem falar nas temíveis crises de rinite, frequentes quando o clima fica mais seco, como acontece durante o frio.
Pensando nisso, a Libbs Farmacêutica conta com o Ciclo da Saúde Nasal, uma linha completa para cuidados respiratórios, incluindo produtos para limpeza e hidratação nasal de adultos e crianças. “O hábito de limpar o nariz com soluções salinas auxilia na remoção de agentes nocivos que são diariamente inalados e ficam presos no nariz, causando gripes, resfriados e rinites”, explica a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital da Universidade de São Paulo.

Estudos mostram que as lavagens nasais agem não só como adjuvantes no tratamento de doenças respiratórias, mas também como preventivas quando realizadas diariamente. “Feita pela manhã e à noite, a limpeza é capaz de reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados”, afirma a médica. “Isso ajuda a manter a mucosa e os cílios nasais batendo de forma eficaz para remover os agressores que entram pelo nariz. Com essas estruturas funcionando bem, nossas defesas ficam mais resistentes”, completa.

Ciclo da Saúde Nasal

Para uma prevenção efetiva de gripes, resfriados e outras doenças respiratórias comuns do inverno, é importante entender que a limpeza nasal com soluções salinas deve ser um hábito diário – assim como escovar os dentes. Para uma limpeza mais profunda, a Libbs conta com o Salsep Jet® e Salsep Jet Kids®. “O jato contínuo do produto faz uma lavagem de arraste, removendo mecanicamente os vírus, bactérias e impurezas do nariz”, diz a médica.

Para uma limpeza mais suave, recomenda-se o uso de soluções salinas em spray, como o Salsep®. O cuidado é indicado, inclusive, para a prevenção e combate de gripes e resfriados em bebês, com o uso do Salsep 360®, único do mercado com válvula 360º, que permite o uso do produto em qualquer posição.

Para completar os cuidados preventivos diários, o Ciclo da Saúde Nasal conta também com o Maxidrate®, único hidratante nasal em gel do mercado, indicado para hidratar o nariz quando houver sensação de ressecamento, muito comum quando estamos expostos ao ar frio. “A hidratação fecha o ciclo de cuidados, pois garante o bom funcionamento da mucosa e dos cílios nasais”, diz Maura.

Saúde dos pequenos

Assim como nos adultos, a limpeza nasal pode ser feita de duas a três vezes ao dia em crianças, para prevenir e combater doenças respiratórias. O hábito é importante para manter a qualidade de vida dos pequenos, principalmente no início da idade escolar – quando as gripes e resfriados ficam mais frequentes. “Crianças de 1 a 3 anos, por exemplo, podem apresentar até 11 infecções respiratórias ao ano”, aponta Maura. “Nos mais velhos, pesquisas indicam que o hábito de higienizar o nariz todos os dias reduz as faltas escolares em até 50%”, finaliza.

 

SALSEP® JET (cloreto de sódio 0,9%), SALSEP® JET KIDS (cloreto de sódio 0,9%), SALSEP® (cloreto de sódio 0,9%), SALSEP® 360 (cloreto de sódio 0,9%). Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC Nº 199/2006. AFE Nº 1.0033-3. Serviço de Atendimento Libbs: 0800-0135044. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SALSEP® É UM MEDICAMENTO,
SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MAXIDRATE® (cloreto de sódio 6 mg/g). Indicações: hidratação da mucosa nasal ressecada e irritada. Reg. MS 1.0033.0126. Serviço de Atendimento Libbs: 0800-0135044. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MAXIDRATE® É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. Referências bibliográficas: 1. TOMOOKA, L. T. et al. Clinical study and literature review of nasal irrigation. Laryngoscope, v. 110, n. 7, pp. 1189-93, 2000. 2. MELLO JR., J. F. et al. Brazilian Academy of Rhinology position paper on topical intranasal therapy. Braz. J. Otorhinolaryngol., v. 79, n. 3, pp. 391-400, 2013. 3. SLAPAK, I. et al. Efficacy of isotonic nasal wash (seawater) in the treatment and prevention of rhinitis in children. Arch. Otolaryngol. Head Neck Surg., v. 134, n. 1, pp. 67-74, 2008. 4. WANG, Y. H. et al. Efficacy of nasal irrigation in the treatment of acute sinusitis in children. Int. J. Pediatr. Otorhinolaryngol., v. 73, n. 12, pp. 1696-701, 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Prezado usuário, 

 

A Kairos contém conteúdos que são dirigidos exclusivamente a profissionais de saúde, farmacêuticos, médicos e odontólogos.

O site oferece informações apenas para fins educacionais e informativos em geral para profissionais autorizados a prescrever ou dispensar medicamentos. Estas informações não se destinam a substituir o aconselhamento, tratamento ou recomendações de profissionais de saúde ou substituir os conhecimentos, competências e melhores práticas que adquiriram durante a sua formação.

 

Ao aceitar estas condições, você declara ser profissional de saúde.