Estudo revela que 20% dos adultos brasileiros sofrem de gengivite

ParodontaxMulheres e jovens são os mais impactados

Gengivite é o termo médico para inflamação da gengiva. É uma forma branda de doença da gengiva e tende a resultar em dor, mau hálito, vermelhidão, inchaço e sangramento. A falta de higiene bucal adequada é a principal causa da gengivite, pois faz com que restos de comida acumulem nos dentes, dando origem à placa bacteriana. As bactérias presentes nessa camada irritam a gengiva e podem causar a inflamação do tecido gengival1.

Estudo encomendado pela GSK Consumer Healthcare revela que 20% dos adultos brasileiros sofrem de gengivite no país. A pesquisa foi realizada com 1.000 pessoas em dezembro de 2016 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. Os resultados demonstram que a gengivite acomete especialmente as mulheres – 61% dos entrevistados com a condição eram mulheres – e pessoas mais jovens, entre 18 e 49 anos2. Outro dado interessante é que 24 milhões de brasileiros sofrem de gengivite mas não reconhecem tê-la2. Ainda de acordo com o estudo, a gengivite apresenta-se como um grande incômodo na vida dessas pessoas – 67% a caracterizam como algo incômodo ou muito incômodo2.

Os danos à gengiva podem ser resultantes de inúmeras causas, não apenas da falta de higiene bucal. Até mesmo a escovação excessiva ou uma limpeza mais forte com fio dental podem causar gengivite. Mudanças hormonais também aumentam o risco de desenvolver essa inflamação, pois deixam as gengivas mais sensíveis. Exemplo disso são os índices de gengivite em mulheres grávidas3.

Se a gengivite não for tratada, ela pode levar a retração gengival e, eventualmente, até a perda dos dentes. Por isso, é importante encontrar maneiras eficazes de preveni-la. Ir ao dentista regularmente deve fazer parte da vida de todas as pessoas. Assim, o profissional poderá detectar qualquer problema de saúde bucal e tratá-lo antes que se torne algo mais grave e irreversível.

Cremes dentais especializados no auxílio à prevenção da gengivite também são grandes aliados neste processo. A linha de cremes dentais Parodontax, da GSK Consumer Healthcare, foi especialmente desenvolvida para ajudar a prevenir o sangramento gengival. Parodontax é quatro vezes mais eficaz* do que um creme dental comum na remoção da placa bacteriana, ajudando a manter a gengiva saudável e os dentes limpos.4

Parodontax está disponível em três versões para uso diário: Flúor, Whitening e Original (sem flúor). Os principais benefícios oferecidos pelos produtos são:

• Remoção da placa
• Sensação de limpeza
• Ajuda a manter as gengivas saudáveis
e os dentes limpos
• Prevenção da cárie**
• Fortalecimento do esmalte**

*Remoção da placa vs um creme dental regular de uso diário, após limpeza profissional e com uso diário duas vezes ao dia.
**Versões com Flúor.

 

Referências:
(1) https://www.tuasaude.com/sintomas-de-gengivite/.
(2) Kantar TNS, 2016. Oral Healthcare Category Penetration.
(3) https://www.minhavida.com.br/saude/temas/gengivite.
(4) GSK data on file.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Prezado usuário, 

 

A Kairos contém conteúdos que são dirigidos exclusivamente a profissionais de saúde, farmacêuticos, médicos e odontólogos.

O site oferece informações apenas para fins educacionais e informativos em geral para profissionais autorizados a prescrever ou dispensar medicamentos. Estas informações não se destinam a substituir o aconselhamento, tratamento ou recomendações de profissionais de saúde ou substituir os conhecimentos, competências e melhores práticas que adquiriram durante a sua formação.

 

Ao aceitar estas condições, você declara ser profissional de saúde.